31 de out. de 2011

O Cristão e a Missão de Evangelizar... (I)

Queridos Cristãos, Visitadores do Sacrário 

Somos cristãos, e o cristão e a Igreja ou são missionários ou não são nada. Quem ama a sua fé preocupa-se também em dar testemunho dela e levá-la aos outros permitindo que todos possam participar dela. Hoje, deparamo-nos com a falta de zelo missionário, se isto acontece connosco é falta de zelo pela fé. Pelo contrário, a fé fortalece-se com a sua transmissão. Será que estamos interessados em transmitir a fé e a ganhar para a Igreja os não crentes? 
Levamos verdadeiramente a peito a missão de Evangelização?  
Então o que é a nova evangelização? 
É o nome dado a esta nova atenção da Igreja em transmitir a Palavra de Deus anunciando a Boa Nova.

Tomando parte no carisma das Servas Franciscanas, eis-vos lançados para a missão de anunciar o amor de Jesus que se experimenta e vive na Eucaristia. A Igreja convida-nos ao longo deste ano a reflectirmos um pouco mais sobre como sermos profetas para o mundo de hoje, ou seja, como sermos os novos evangelizadores do nosso tempo.
Como deve ser o nosso amor e a nossa oração a Jesus Eucaristia? Ele tem de se revestir de novidade, de criatividade, de entusiasmo, de fervor redobrado.
A Igreja pretende introduzir no mundo de hoje a proclamação do Reino de Deus, iniciado em Jesus Cristo de uma forma mais atraente e nova. Podemos dizer que as comunidades cristãs envolvidas no exercício de uma cura pastoral que parece cada vez mais difícil de gerir correndo o risco de se transformar em rotina pouco capaz de comunicar as razões para as quais nasceu: O Anúncio da Boa Notícia de Jesus Cristo.

A Nova Evangelização é, sinónima de missão; pede -nos a capacidade de recomeçar, de ir além, de ampliar os horizontes. A nova evangelização é o contrário da auto-suficiência e de fechamento em si mesmo, da mentalidade de uma visão pastoral que considera suficiente continuar a fazer como sempre se fez.

O que significa transmitir a fé nos nossos dias? Significa criar em cada lugar e em cada tempo as condições para que o encontro entre os homens e Jesus Cristo aconteça. 
A fé, como encontro com a pessoa de Cristo, tem a forma da relação com Ele, da memória dele (na Eucaristia) e do formar em nós a mentalidade de Cristo, na graça do Espírito Santo. 
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário